Peregrinações a Santiago de Compostela e à Comunidade Ecuménica de Taizé

Encontrar o caminho, perceber a paz e o silêncio como instrumentos de crescimento interior

Peregrinação a Santiago de Compostela

Todos os anos o Colégio organiza uma peregrinação a Santiago, aberta a alunos do Secundário e a colaboradores do Colégio. O Caminho de Santiago, realizado a pé, consiste numa proposta de cariz espiritual/religioso que visa, essencialmente, proporcionar aos participantes uma experiência universal de peregrinação pessoal e comunitária.

Pretende-se, como linhas de ação/orientação da iniciativa, que cada um dos peregrinos:

• (Re)descubra e (re)crie a sua identidade pessoal;
  • Compreenda e desenvolva a sua dimensão espiritual;
  • Possibilite a abertura do ser pessoa à transcendência;
  • Aprofunde a sua fé em contexto comunitário;
  • Privilegie e desfrute a relação pessoal com os outros, com o património histórico-cultural e com a natureza, nas suas múltiplas e enriquecedoras facetas e contextos;
  • Aceite e valorize todas as experiências vividas no e em Caminho.

Peregrinação à Comunidade Ecuménica de Taizé

A comunidade de Taizé, em França, tornou-se um importante destino de peregrinação cristã, acolhendo milhares de jovens por ano.

Há já vários anos que, por ocasião do Carnaval, aproveitando a interrupção das atividades letivas, um grupo de alunos do Colégio viaja até aquela localidade francesa, onde se reúnem aos cerca de cem irmãos católicos e de diversas origens evangélicas que ali habitam em permanência.

Os alunos do Colégio juntam-se, assim, a jovens de todo o mundo, dos 17 aos 30 anos, que todas as semanas integram a vida da comunidade, procurando a comunhão com Deus através de orações comunitárias, de cânticos, do silêncio, da meditação pessoal e da partilha.