Secundário – Construção de um projeto de vida

Nesta etapa da formação dos nossos alunos – muito marcada pela definição de percursos pessoais e vocacionais – procuramos que cada um assuma plenamente os valores humanistas cristãos como orientadores da sua ação, ao serviço de si e dos outros, e como moldura para a aquisição de aprendizagens de excelência e a construção de projetos de vida com sentido

A fase de preparação para o acesso ao ensino superior é muito importante na vida dos nossos alunos. É tempo de tomar decisões e de perseguir sonhos, de traçar prioridades e objetivos. A capacidade de trabalho e de organização, a eficaz gestão do tempo através da correta utilização de métodos de estudo, a resiliência e a resolução de problemas são, nesta fase, estratégias que procuramos que os nossos alunos utilizem em todo o seu potencial.

No sentido de continuar a ajudar a construir um percurso académico consistente, o Colégio de Nossa Senhora do Rosário oferece aos seus alunos, através do currículo do Secundário, oportunidades para estes aprofundarem a sua formação, para além daquilo que o currículo nacional prevê, a saber (entre outras), o reforço da carga horária nas disciplinas de Matemática e de Português, o apoio em disciplinas fundamentais para o acesso ao ensino superior e a certificação das aprendizagens em língua inglesa (sendo possível aos alunos do Secundário chegar ao mais alto nível desta qualificação – o Certificate of Proficiency in English).

Mas esta é apenas uma parte da proposta do Colégio para os alunos do Secundário. Na realidade, a aposta passa por uma formação verdadeiramente abrangente, que toca as múltiplas dimensões do que é ser Pessoa e não apenas a dimensão do conhecimento ou das competências. Sendo certo que a entrada no curso pretendido se faz através de bons desempenhos académicos, acreditamos também que, na sociedade do conhecimento em que vivemos, é muito importante conhecermo-nos, sabermos quem somos e qual o papel que nos cabe.

É alinhados nesta direção que procuramos trabalhar com os nossos alunos nas diferentes oportunidades que criamos, sejam elas aulas, projetos, oportunidades de voluntariado, encontros, caminhadas, eucaristias, grupos de reflexão ou atividades de enriquecimento curricular. É também para isto que convergem disciplinas como Seminário de Desenvolvimento Humano, Interioridade ou o Projeto Objetivos Individuais por Aluno. Sendo disciplinas/projetos já iniciados nos ciclos anteriores, atingem no Secundário um grau de aprofundamento à medida das exigências da maior capacidade analítica e de reflexão de alunos pré-universitários com evidentes mais-valias para a construção do projeto de vida de cada um.

Imbuídos do carisma e do espírito da Missão das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, procuramos todos os dias inspirar futuros líderes a alcançar as metas a que se propõem, tornando-os disponíveis para assumir nas suas vidas um compromisso inequívoco com o bem comum.