3.º Ciclo – Aprofundar as dimensões do ser Pessoa

No arranque para o 3.º ciclo do ensino básico os alunos do Rosário continuam a ser desafiados a ser bons alunos, mas acima de tudo a crescer como pessoas

A grande maioria dos alunos do Colégio que iniciam o 3.º ciclo contam já entre 2 e 9 anos de percurso na nossa escola, tendo evoluído num ambiente educativo que procura desenvolver a excelência académica em harmonia com a excelência humana.

Numa fase de muitos questionamentos acreditamos que, para além das áreas científicas e tecnológicas, é fundamental criar oportunidades para trabalhar a dimensão artística, o desenvolvimento físico e desportivo, a dimensão pessoal e relações interpessoais, a dimensão espiritual, a consciência global e de respeito pela integridade da criação, o serviço aos outros e o gosto pelo saber e pela cultura. Esta é a Visão educativa do Colégio, inspirada nos valores e no Ideário das Religiosas do Sagrado Coração de Maria.

A matriz curricular do 7.º ao 9.º ano de escolaridade integra as componentes do currículo nacional, mas inclui diferenças significativas em relação às orientações do Ministério de Educação e Ciência. As disciplinas de Matemática e Português têm um reforço das respetivas cargas horárias e a língua inglesa continua a ser desenvolvida no âmbito de um projeto de escola que se inicia nos 3 anos do Pré-Escolar e se desenvolve ao longo de todo o percurso no Colégio e que inclui a certificação das aprendizagens, em diferentes momentos, pela Universidade de Cambridge.

As dinâmicas do Projeto Objetivos Individuais por Aluno e da disciplina de Ateliê de Desenvolvimento Humano, iniciadas no 2.º ciclo, mantêm-se, bem como o desenvolvimento da área de Interioridade, que se articula com a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

Como novidades na proposta curricular, em relação ao 2.º ciclo, incluem-se as disciplinas de Som e Imagem, para os alunos do 7.º ano, e Movimento e Drama, para os alunos de 8.º.

A mancha horária desenvolve-se de segunda a sexta-feira entre as 8h30 e as 17h00. Para além deste horário, o Colégio dispõe da oferta de Salas de Estudo de Matemática e de um programa vasto de Atividades de Enriquecimento Curricular.