A Maior Lição Do Mundo

Rosário com dois projetos na UNICEF

17 de maio de 2017
A Maior Lição Do Mundo

A Maior Lição do Mundo, promovida em Portugal pelo Comité Português para a UNICEF e pela Direção-Geral da Educação – Ministério da Educação, tem como objetivo apresentar os Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável, 2015-2030 (ODS) às crianças e aos jovens. É uma iniciativa do Projeto “Everyone” à qual se associam organizações como a UNICEF e a UNESCO, bem como diversas personalidades a nível mundial.

Nesse sentido, a UNICEF propôs às escolas o envio de trabalhos sobre esta temática, sendo que os trabalhos premiados irão fazer parte de um livro digital que estará disponível no site desta organização. Os responsáveis pelos projetos vencedores farão ainda uma apresentação pública, em Oeiras, em que a divulgação destes trabalhos poderá servir de exemplo para outras escolas.

No âmbito deste projeto, a professora da disciplina de Química do 12.º Ano, Alice Cação, propôs a realização de trabalhos relacionados com o tema Alterações Climáticas e que pudessem envolver toda a comunidade escolar. Foram, assim, desenvolvidos diferentes trabalhos que se encontram divididos em dois temas distintos: projetos de ação, que visam a criação de condições que permitam um melhor aproveitamento da água, reduzindo os gastos e desperdícios, e projetos de divulgação, que visam a consciencialização da comunidade educativa sobre a importância da alteração de comportamentos de modo a garantir o cuidado da Casa Comum.

Os projetos de ação desenvolvidos foram: um estudo da possibilidade de reutilização das águas dos banhos para as descargas sanitárias, e o estudo do caudal das torneiras das casas de banho de toda a comunidade escolar, ambos com o objetivo de garantir uma melhor racionalização do consumo de água.

Os projetos de divulgação, cujo público-alvo eram os alunos mais jovens, focaram-se na reflexão de diversos assuntos relacionados com as alterações climáticas, tal como, a diminuição da camada de ozono, as chuvas ácidas e o aquecimento global.

Inspirada no programa televisivo “minuto verde” da RTP-1, surgiu a ideia da produção de uma minissérie denominada “ECOMIN”. A problemática das chuvas ácidas e do aquecimento global foram abordadas com apresentações constituídas por pequenos jogos didáticos, algumas maquetes e interação direta com os alunos do 1.º e 2.º ciclo.

Dos trabalhos enviados a concurso, dois deles foram selecionados, nomeadamente, o da reutilização das águas dos banhos para as descargas sanitárias e “Alterações Climáticas – jogos didáticos para o 1º ciclo”.

A sessão de entrega dos prémios realiza-se no dia 2 de junho de 2017, na Escola Secundária Sebastião e Silva em Oeiras, e decorrerá numa sessão pública onde se apresentarão os dois trabalhos de modo a partilhar com outras escolas das iniciativas que têm sido desenvolvidas, e contribuir para o debate sobre estas questões tão importantes para a sociedade e para o futuro de todas as crianças.

Tal com previsto no Regulamento da iniciativa, os projetos escolhidos serão ainda contemplados num livro digital.

Parabéns às turmas de Químicas de 12º ano e à professora Alice Cação.