Decoração de Natal 2020

Arte Gótica inspira a criação de Vitrais

16 de dezembro de 2020
Decoração de Natal 2020

A proposta do departamento de artes e tecnologias para a decoração de Natal 2020 é inspirada na Arte Gótica. Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica teve no vitral um importante elemento, pois este criou no interior das igrejas uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do paraíso, a sensação de purificação, de paz, de reencontro. 

Os raios solares, filtrados pelos vitrais e rosáceas, criavam nos interiores, um ambiente iluminado e colorido, transmitindo aos fiéis religiosos uma sensação de êxtase. 

Ora, é esta ideia de LUZ, de COR, de MISTÉRIO e de FÉ que procuramos com a nossa proposta. Sentimos a necessidade de atenuar a dureza dos dias vividos, e criar um ambiente leve, sereno, tranquilo e colorido, que nos devolva a fé em dias melhores, que nos dê o ânimo e energia para celebrar esta quadra natalícia.

Os nossos alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano deram o seu melhor e criaram, nas aulas de Educação VIsual,  Rosáceas com motivos geométricos. 

Seguidamente, fizeram uma composição destas com alguns temas da iconografia cristã relacionada com a natividade, de forma a criar os Vitrais que, agora se encontram a decorara a portaria principal e os claustros do colégio.

Os alunos do 5.º e 6.º ano, também inspirados pelos Vitrais, foram os responsáveis pela decoração das árvores de natal.

A decoração de Natal pode ser vista em vídeo no Facebook Institucional do Colégio.

 

 Avenida da Boavista, 2856 / 4100-120 Porto
 
  
 (+351) 22 619 75 90*
 
  
 Geral - cnsr@colegiodorosario.pt

 Política de privacidade
 
  
Política de proteção de menores e adultos vulneráveis
 
  
 Canal de ética
 
  


*Valor de uma chamada para a rede fixa nacional, em função do plano tarifário do utilizador
Ⓒ 2024  -  Colégio de Nossa Senhora do Rosário