Maratona das Cartas

Dia Internacional dos Direitos Humanos

10 de dezembro de 2019
Maratona das Cartas

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Colégio do Rosário vai participar na Maratona das Cartas, promovida pela Amnistia Internacional, no contexto da celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia 10.

A Maratona das Cartas consiste na recolha do maior número de "assinaturas" possível a favor de casos concretos de desrespeito e violação dos Direitos Humanos, em casos muito concretos nos mais variados países do mundo. Este ano, para Portugal, foram selecionados 5 casos de jovens na Grécia, Irão, Filipinas, México e Sudão do Sul.

Esta ação realizada à escala mundial vai este ano adotar uma metodologia de maior sustentabilidade e respeito pelo ambiente, deixando de haver toneladas de "papel" envolvido e desperdiçado, e sendo feita por via digital, online, acessível através dos telemóveis, tablets, computadores, etc.

É neste contexto que o Rosário convida toda a comunidade educativa, os alunos a partir do 8.º ano e muito especialmente as famílias e amigos, a participar nesta ação, divulgando-a também nas suas próprias redes sociais, e assinando as petições usando, para isso, o código atribuído ao Colégio do Rosário - 2P3A.

Esta ação será divulgada junto dos alunos a partir do 8.º ano, apresentando e discutindo com eles os 5 casos referidos, ficando, deste modo, mais esclarecidos para poderem participar nesta "Maratona".

O processo passa por aceder ao sítio da Amnistia Internacional, com o seguinte endereço - https://www.amnistia.pt/maratona/ Aí encontra-se uma descrição dos casos, o conteúdos das cartas e petições que serão enviadas e a quem. Ao concordar em assinar os casos deve ser introduzir o endereço de email, o n.º do CC e o código do Colégio (2P3A).

No sítio da Amnistia Internacional podem ser visualizados múltiplos testemunhos de pessoas que viram melhoradas as suas situações de desrespeito pelos seu direitos mais básicos, a partir destas ações da Amnistia Internacional.