Dia Mundial da Alimentação

Rosário dinamiza atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação

16 de outubro de 2019
Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro e o Colégio do Rosário associa-se à data, com a dinamização de um conjunto de atividades, a decorrer nos dias 16 e 17 de novembro.

No 2.º Ciclo, uma vez que estão a abordar a Alimentação na disciplina de Ciências Naturais do 6º ano, passando inclusivamente pela Dieta Alimentar Mediterrânica, serão desenvolvidas atividades tais como elaboração de cartazes promovendo a alimentação saudável e a partilha de sobremesas saudáveis trazidas pelos alunos.

Já no Pré-Escolar, os alunos dos 3 anos confecionarão uma salada de frutas que será servida como sobremesa ao almoço do dia 16. Já os dos 4 e 5 anos estarão envolvidos em workshops de culinária, orientados por uma Chef de Cozinha (antiga aluna do Rosário) e Formadora de Cozinha/Pastelaria do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional. Estas ações têm como objetivos dar a conhecer as regras de higiene e segurança na cozinha bem como os seus equipamentos e utensílios, conhecer os diversos tipos de alimentos e como os descascar, lavar, cortar e confecionar. Os alimentos preparados pelos alunos serão servidos no almoço que se irá realizar, no dia 17, 5.ª feira, no recreio interior do Pré-escolar, no qual participarão as crianças destes grupos etários e a equipa do Pré-escolar.

Esta será uma excelente oportunidade para, em família, promover o diálogo com as crianças sobre os alimentos que fazem bem à saúde e aqueles que prejudicam, assim como experimentar em casa as receitas que aprenderam.