Final do CanSat Portugal 2019

Alunos partem amanha para os Açores

30 de abril de 2019
Final do CanSat Portugal 2019

Um grupo de 6 alunos do Rosário parte já amanhã para os Açores, uma vez que estarão em representação do Colégio, na Final Nacional do CanSat Portugal, que decorrerá nos dias 3, 4 e 5 de maio, na ilha de Santa Maria, nos Açores.

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA).  A iniciativa desafia alunos do ensino secundário de todo o país a projetar e construir um modelo funcional de um micro-satélite (CanSat) cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) terão de estar integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.

Os alunos do Rosário construíram um CanSat, ao qual chamaram SatEmLat, um micro-satélite do tamanho de uma lata de refrigerante, onde integraram todos os seus sistemas base, como a antena, bateria e os sensores, neste volume reduzido. O SatEmLat deverá ser capaz de compreender o meio envolvente de um exoplaneta, tentando desvendar a sua capacidade de suportar não só vida, mas também um futuro promissor para o ser humano.