Abecedário Maluco

O CLÃ - Clube de Leitores em ação

17 de janeiro de 2020
Abecedário Maluco

O CLÃ - Clube de Leitores em ação – apresentou ontem, dia 16 de janeiro, a obra "Abecedário Maluco" aos alunos do 1.º ano. Esta atividade é o resultado da pesquisa e leitura de obras de Luísa Ducla Soares, a autora escolhida pelo "CLÃ" para o 1.º período e trata-se de uma abordagem simples, mas muito criativa, dos alunos a um dos textos desta obra, aproveitando a aquisição ainda incipiente da leitura por parte dos alunos de 1.º ano, bem como a sua imaginação fértil para uma atividade lúdica posterior sobre as letras ("O dado das letras").

Já no próximo dia 24 será apresentada a obra "Contos para rir" ao 4.º ano, por outros alunos do CLÃ.

Estas dinâmicas são sempre muito apreciadas por todos, quer pelos membros do Clube de Leitura - dado o sentido de criatividade, responsabilidade e diversão que implicam -, pelos alunos a quem são apresentadas - pelo lado lúdico que trazem à aula, não descurando a aprendizagem de algum conteúdo programático.

Em breve, será ainda iniciada a campanha «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?», promovida pela revista Visão, na qual o Clube de Leitura participa pelo 3.º ano consecutivo e que mobiliza todo o 4.º, 5.º e 6.º ano, coordenada pelo Narrador de cada turma. Aí, cada turma fará a sua campanha até dia 17 de março (dia de votação).

Esta iniciativa acarreta dois propósitos: o conhecimento sobre a organização de um ato eleitoral e a promoção da leitura.