Edição de 2019 do concurso “Uma Aventura… Literária”

Aluno do Rosário premiado

20 de maio de 2019
Edição de 2019 do concurso “Uma Aventura… Literária”

A edição do concurso “Uma Aventura… Literária”, é promovido anualmente pela Caminho, e destina-se aos alunos do pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário.  

Este ano o concurso teve quatro modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho e Olimpíadas da História. Na modalidade de texto original, no escalão do 2.º ciclo, o João Grosso do 5.ºD destacou-se com o 2.º prémio, tendo concorrido com o texto:  

A VIDA SECRETA DO MEU BICHO  

Sempre que o despertador toca, lá vem o meu escorpião subir e descer pelo meu corpo; como faz cócegas, acordo logo. Ele é esperto, um belo dançarino, autêntico pianista, cozinheiro, bombeiro, muito amigo e brincalhão.  

Quando só está ele em casa, como sabe tocar piano, convida as suas amigas formigas do jardim para tocarem com ele para os outros animais. A dado momento, ele salta do piano e desata a dançar; os espectadores ficam admirados!  

Depois, cozinha um grande bolo para os membros da orquestra, que acabam sempre por almoçar lá em casa, porque ele, não sei como, entra num carrinho de congelados e pesca uma lagosta para o almoço.  

Sempre que há fumo em casa ou no jardim, ele e todas as formigas pegam num balde de praia com água e, dirigidos pelo meu escorpião, levam até ao local do fogo; como este geralmente é muito pequeno, apagam-no depressa. O meu bicho, quando ouve o barulho da chave de casa a entrar na fechadura, com um gesto decidido manda todas as formigas para o jardim. Abro a porta e encontro-o aos pinotes. Depois, jogo às escondidas com ele, mas eu é que nunca o consigo encontrar!...  

É muito divertido ter um escorpião como animal de estimação!

 

 Avenida da Boavista, 2856 / 4100-120 Porto
 
  
 (+351) 22 619 75 90*
 
  
 Geral - cnsr@colegiodorosario.pt

 Política de privacidade
 
  
Política de proteção de menores e adultos vulneráveis
 
  
 Canal de ética
 
  


*Valor de uma chamada para a rede fixa nacional, em função do plano tarifário do utilizador
Ⓒ 2024  -  Colégio de Nossa Senhora do Rosário